Livro- “Das Dores”

VERA REGINA MARÇALLO GAETANI  NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS

Vera Regina Marçallo Gaetani    realizará manhã de autógrafos de seu livro, “Das dores”,  na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 9 de abril  de 2017, das 10  às 11 horas  da manhã.

Sua presença será a 110ª de uma série, que, há nove anos, o associado e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, no 2º. domingo de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

Vera Regina Marçallo Gaetani, nasceu em Curitiba, Paraná, filha de Francisco Antônio Marçallo e Anna Maria de Camargo.

Depois de terminar seu curso no Colégio Nossa Senhora de Sion, foi estudar no Rio de Janeiro onde viveu a época áurea de sua vida.

Segundo ela, foram mesmo os “Anos Dourados”.

Para começar, foi vizinha de João Guimarães Rosa.

Moravam na mesma rua, Francisco Octaviano –  Posto Seis – Copacabana.

Foi ele a primeira pessoa a alertá-la para sua tendência de contista.

Houve um belo entrosamento, ele sempre paciente e amigo, apesar dela ser ainda muito jovem.

Participou do grupo de jovens, organizado por Paschoal Carlos Magno, na residência da poetisa paranaense   Didi Fonseca, onde recebiam aulas sobre teatro. Por dois anos, participou, como ouvinte, do curso de interpretação musical de Magdalena Tagliaferro no Ministério da Educação, então sediado no Rio de Janeiro.

Todos os domingos, no Cine Rex, assistia os concertos-aulas do Maestro Eleazar de Carvalho – Música para a Juventude – Sua vida, então, era toda voltada para o teatro, música e literatura.

Tendo ido passar férias em Curitiba, conheceu o sextanista de medicina, Luiz Gaetani.

Não voltou para o Rio de Janeiro. Largou tudo e, casando-se em 1956, mudou-se para Ribeirão Preto.

Na épocado nascimento dos filhos (foram seis), escreveu, durante algum tempo, uma página dominical ilustrada, sobre arte, para o jornal “O Diário” de Ribeirão Preto.

Organizou uma exposição de Arte na “Galleria d’Arte Italo-Brasiliana”, do Consulado Brasileiro de Milão – “4 Di Ribeirão Preto” –  onde expuseram Vaccarini, Amêndola, Berti e Fúlvia.

É membro da ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, da Academia Ribeirãopretana de Letras, da Casa do Poeta e do Escritor, da Academia Feminina de Letras do Paraná e do Centro Paranaense Feminino de Cultura.

Obteve três prêmios em contos e dois em poesias, todos de âmbito nacional. Recebeu, também, uma medalha “Stella Brasiliense” por ocasião dos vinte anos de circulação da Revista Brasília, “pelos relevantes serviços prestados à cultura do País e pela sua participação nas iniciativas literárias do Grupo Brasília de Comunicação”.

Livros publicados: “Gasparetto, nem Santo nem Gênio, Médium” (esgotado); “Cantos, Contos e Crônicas”, prefaciado pelos atores Nicette Bruno e Paulo Goulart; “A Menininha Loira”; “A Menininha Loira” em Braille; “A Fada e seus Dois Amigos”, conto infantil com ilustrações de Graziela Protti e Cd-Rom em anexo; um livro de poesias em francês, juntamente com o poeta francês Claude Archimbaud, sendo dois livros num só: “Mes Moments” / Vera Regina Marçallo Gaetani e “Murmure” /Claude Archimbaud.

Vera Regina Marçallo Gaetani é casada com o Dr. Luiz Gaetani. Tem seis filhos: Luiz Emanuel, Marcelo, Mauro, Sérgio, Anamaria e André Luiz e sete netos: Luiz Gaetani Neto, Adriano, Lívia Maria, Raquel, Gabriela, Guilherme e Ana Júlia.