DO IDEALISMO DE ALGUNS

O SURGIMENTO DE UM GRANDE CLUBE

Na década de 30, um grupo de atletas usava as águas do Rio Pardo para praticar Remo e suas margens para ponto de chegada, descanso e encontro nos finais de semana. O número de participantes aumentou e o ideal de fundar um clube foi firmado na ata da primeira reunião, realizada no dia 25 de agosto de 1933, no Salão da Sociedade Dante Alighieri.

No início, o espaço do Clube de Regatas e Natação Rio Pardo foi num terreno locado junto ao Sr. Orlando Orsolini, no ano de 1933. Em 21 de maio de 1938, o Clube adquiriu sua primeira área, 48.394,70 m2, junto à Fazenda São Francisco.

Com trabalho e esforço de seus dirigentes e o apoio dos associados, ao longo de sua existência mais quatro glebas de terra foram adquiridas junto à Fazenda Rio Pardo, nos anos de 1967; 1970; 1980 e 1995, totalizando a sua área atual em 403.319,14 m2.

Da barranca do rio, de onde partiam os barcos que singravam as águas do Pardo, até a aquisição de um terreno, muita emoção tomou conta de nossos pioneiros. O Club de Regatas de então, distante do centro de Ribeirão, não tinha vestiário, contava apenas o Barracão de madeira (casa de barcos), e uma tina para as pessoas se lavarem. Os frequentadores superaram obstáculos, e aos poucos foram surgindo a lanchonete, quiosques, escorregador, piscina flutuante, entre outros melhoramentos.

E o número de associados desde então não para de crescer!

Participantes da primeira reunião, realizada no dia 25 de agosto de 1933

Participaram da fundação do Club de Regatas e Natação Rio Pardo, primeira denominação, os seguintes sócios fundadores: Adriano Chiapina, Afonso Augusto de Andrade Junior, Afonso Dias Rangel, Alberto Lorenzon, Dr. Alcides de Araújo Sampaio, Aldo de Carvalho, Ângelo Bevilacqua, Ângelo Christófani, Antônio Agnello Serra, Antonio Salata, Arlindo de Carvalho, Arthur de Jesus Campos, Attilio Eugenio Giannoni, Augusto Bianchi, Bruno Mário Verri, Cícero Proença Lana, Constantino Machado de Oliveira, Durval Martins, Elmano Fernandes, Francisco Sampaio Júnior, Guido Focosi, Guilherme Crósio, Henrique Pierotti, Dr. Heráclito Roxo Guimarães, Honorival Pereira da Costa, Dr. Hugo Carli, Dr. Hugo Fortes, Jocomo Rossi, João Bianco, Dr. José Carlos Senna, José Fortes Guimarães, José Frota, José Gonçalves de Mattos, José Gullacci, José Martinelli, Leonel Bosi, Dr. Luiz Tinoco Cabral, Manoel Ferreira da Costa Júnior, Nestor Trivellini, Olegário Ortiz, Ombróso Stéfani, Dr. Oswaldo Rossi, Pedro Marzola Junior, Raphael Canini, Raul P. de Souza Lima, Salvador Neves, Dr. Sebastião de Oliveira Reis, Sebastião O. R. Silveira e Dr. Waldemar Clemente.

Essa Assembléia, para concretizar a fundação do Clube, foi presidida por Alcides de Araújo Sampaio, e secretariada por Arthur de Jesus Campos. Na oportunidade, uma comissão indicada, formalizou a primeira e provisória Diretoria, assim constituída:

Presidente: Dr. Alcides de Araújo Sampaio
Vice Presidente: Dr. Hugo Fortes
Secretário: Arthur de Jesus Campos
Tesoureiro: Salvador Neves
Diretor: Attilio Eugênio Giannoni

Conselheiros: Alberto Lorenzon, Dr. Hugo Carli, Pedro Marzola Junior e Sebastião de Oliveira Reis.