Manhã de Autógrafos com o escritor José Antônio Lages

capa-ribeirao-preto-revisitadaManhã de Autógrafos no Regatas receberá escritor José Antônio Lages

Autor do livro “Ribeirão Preto Revisitada” estará no Clube de Regatas Ribeirão Preto no domingo (26)

O escritor, doutor, ex-vereador e professor aposentado, José Antônio Lages, realizará no próximo dia 26, domingo, das 10 às 11 da manhã, na biblioteca do Clube de Regatas Ribeirão Preto a 109ª manhã de autógrafos no clube. Lages é autor do livro “Ribeirão Preto Revisitada”.

Segundo Lages, a ideia de escrever “Ribeirão Preto Revisitada” surgiu “a partir da constatação da inexistência de uma obra sobre História de Ribeirão que pudesse ter um forte viés na pesquisa científica e, ao mesmo tempo, com uma linguagem acessível ao leitor comum interessado em se aprofundar no estudo da história da nossa cidade”. A obra, na sua pesquisa e redação, tem 14 anos no total.

“Para mim, o livro é um referencial de pesquisa para quem quiser se aprofundar no passado da nossa cidade, mas, ao mesmo, tempo, contempla o público em geral. É informativo, com uma bibliografia vasta e traz aspectos econômicos, demográficos, sociais, políticos e culturais de Ribeirão Preto. É notável a preocupação do autor com linguagem utilizada, que pode ser considerada científica, mas de fácil atendimento ao grande público. O acervo fotográfico é maravilhoso e apresenta uma coleção de fotos inéditas do nosso passado e com uma qualidade muito boa”, diz Antônio Carlos Tórtoro, também escritor e colaborador do clube.

Lages graduado em História, Filosofia e Pedagogia, mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (campus de Franca) em 1995 e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo em 2016. É professor aposentado da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto e, atualmente, é consultor técnico legislativo na Câmara Legislativa do Distrito Federal em Brasília. Foi vereador em Ribeirão Preto entre 2001 e 2004. Publicou em 1996 “Ribeirão Preto: da Figueira à Barra do Retiro: povoamento da região por entrantes mineiros na primeira metade do século XIX”, originado da sua pesquisa do mestrado, referência obrigatória na reflexão do processo de povoamento do nordeste paulista, pela caracterização dos chamados entrantes mineiros, pelo contorno dado à interpretação dos documentos gerados pelas disputas judiciais entre as primeiras famílias aqui assentadas, tal como a crítica a doação de terras para a Igreja e a problematização do espírito religioso dos primeiros ribeirão-pretanos.

“É uma honra para nós, regateiros, recebermos um grande escritor aqui no Clube. Com grandes ensinamentos e histórias para contar”, afirma Waldo da Col, presidente do Clube de Regatas.

A manhã de autógrafos foi idealizada pelo escritor, colaborador e associado Antônio Carlos Tórtoro, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto. Os encontros acontecem aos terceiros domingos de cada mês.

Para mais informações, o associado deve ligar no 16-3512-3800. O Clube de Regatas fica na via José Moraes dos Santos,2800.